quarta-feira, 9 de setembro de 2015

MANIFESTO - Bloco Espaço Unidade de Ação Paraíba

MANIFESTO




O IBGE divulgou, recentemente, um estudo aonde se comprovou que o país está, oficialmente, em recessão. Nossa classe já sabe disso há um certo tempo, pois tem recaído sobre ela a conta da crise gerada pelos governos e patrões.
Após as eleições de 2014, onde confirmou-se a continuidade do governo Dilma, a classe trabalhadora brasileira tem sofrido vários ataques em seus direitos e conquistas. Estes ataques vêm de todos os lados: do governo federal, dos governos estaduais e municipais, dos patrões, da mídia, do judiciário, do parlamento e da polícia. Neste ponto, há uma unidade entre os setores que apoiam o governo e os que lhe fazem oposição de direita.
As votações das MP’s 664 e 665 (que atacaram direitos históricos dos/as trabalhadores/as, como o seguro-desemprego, a pensão por morte, o auxílio doença, entre outros), a MP 680 (que cria o Programa de Proteção ao Emprego – PPE -), o avanço das privatizações (o governo Dilma privatiza a Petrobras enquanto os tucanos privatizam a linha 5 do metrô paulista e o governo goiano privatiza a companhia do Estado). Tudo isso acompanhado de sucessivos aumentos nas contas de água, luz, telefone, gás, passagens de ônibus, dentre tantos outros itens da sobrevivência cotidiana da população. Aliado ao baixo consumo e à estagnação da indústria, temos uma alta expressiva da inflação, que corrói cada vez mais os salários e o poder de compra de nossa classe. Junte-se a isso também o aumento no grau de endividamento dos/as trabalhadores/as. Enquanto isso os banqueiros e capitalistas deste país cada vez mais se enriquecem com a exploração do trabalho do nosso povo e o abocanhamento de quase a metade do orçamento que o governo destina ao pagamento da dívida pública.

Apesar de todo esse quadro adverso, nossa classe tem lutado. A greve dos servidores federais, a luta – vitoriosa – dos metalúrgicos da GM de São José dos Campos e as greves dos metalúrgicos da Volks de Taubaté e da Mercedes Benz, de São Bernardo do Campo, mostram que a classe trabalhadora de nosso país resiste e não quer pagar por uma conta que não é nossa. Em setembro, categorias importantes devem aumentar esse “caldeirão da resistência e luta” dos/as trabalhadores/as, como os petroleiros, bancários e correios.
Por conta dessa grave crise econômica que atravessamos, cruza-se uma outra, que é a crise política. Pesquisas recentes apontam que o governo Dilma possui apenas 7% de popularidade (menos do que Collor no auge da crise que o levou ao impeachment). O governo vê sua base aliada no Congresso derreter como gelo, além de uma ofensiva da oposição de direita, que tendo Aécio Neves e Cássio Cunha Lima (ambos do PSDB) como baluartes da reação, buscam desesperadamente convencer os pesos pesados da burguesia nacional (e até internacional) de construírem o impeachment de Dilma. Porém, a maioria dos capitalistas não vem embarcando nessa tática dos tucanos acima citados, nem mesmo dentro do PSDB há essa unidade. Há alguns dias, a Rede Globo, via “Jornal Nacional”, expressou em editorial apoio ao governo Dilma. Mesma linha seguiram a FIESP e a FIRJAN em nota conjunta e até mesmo o “Financial Times”, porta-voz do imperialismo europeu, isso sem falar na declaração de apoio ao governo Dilma dos presidentes dos dois maiores bancos brasileiros, Itaú e Bradesco.
A Operação Lava Jato vem contribuindo para que os/as trabalhadores/as percebam a profunda conexão entre corrupção e a piora das suas condições de vida. E que, para acabar com essa e outras mazelas, é necessário organizar nossa classe.
Nesta perspectiva, precisamos construir um pólo classista, que defenda os direitos e conquistas duramente atacados tanto pelo PT quanto pelo PSDB, PMDB, DEM e seus satélites nos Estados e Municípios. Queremos apresentar o Bloco Espaço Unidade de Ação na Paraíba, assim como já existe em nível nacional e vários Estados. Não podemos deixar nossa classe à mercê do governo Dilma ou da oposição de direita. Convidamos você e sua entidade sindical, popular e/ou estudantil a construir a unidade com aqueles/as que continuam na luta, defendendo os interesses da NOSSA classe!
No próximo dia 12/09, a partir das 10h, no auditório do SINTECT/PB, iremos realizar uma Plenária Ampliada de Entidades para debatermos a construção do Bloco Espaço Unidade de Ação e a Marcha Nacional da Classe Trabalhadora e o Encontro Nacional dos/as Lutadores/as, ambos em São Paulo, nos dias 18 e 19/09/2015.
Assinam este Manifesto:

  • ADUFCG/ANDES-SN
  • ANEL- ASSEMBLÉIA NACIONAL DE ESTUDANTES LIVRE
  • ASSOCIAÇÃO DOS GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS DE JOÃO PESSOA
  • CSP CONLUTAS
  • DCE/UFPB
  • MOVIMENTO NEGRO-CG
  • CENTRO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA/UFPB
  • OPOSIÇÃO SINDÁGUA
  • OPOSIÇÃO SINTEP
  • PSTU
  • SINASEFE
  • SINDGUARDAS JP
  • SINDVEST PB
  • SINTECT PB
  • SINTRAMB
  • SSPC PB (Sind. Dos Servidores da Polícia Civil da Paraíba)




Nenhum comentário:

Postar um comentário