domingo, 16 de agosto de 2015

Uma resposta de classe às direções da CUT/PB e SINTEP/PB

A direção do SINTEP/PB divulgou, nesta sexta-feira, 14 de agosto do ano em curso, uma MOÇÃO DE REPÚDIO apresentada por ela durante o XII CECUT/PB (Congresso Estadual da CUT/PB), ocorrido nos dias 06, 07 e 08 deste mês e ano, aprovada pelos/as delegados/as presentes. Esta moção faz referência aos lamentáveis acontecimentos ocorridos no dia 30 de abril deste ano, quando do encerramento da greve do magistério estadual, e a repulsa de um setor expressivo da categoria à forma como a greve foi encerrada e, principalmente, como esta foi conduzida ao longo de um mês de paralisação dos/as trabalhadores/as da educação estadual.

            Na moção, as direções do SINTEP/PB e da CUT/PB fazem uma série de acusações contra os/as militantes da CSP Conlutas, INTERSINDICAL, PSOL e PSTU, acusando estes/as de terem promovido uma “atitude mesquinha, vulgar, vândala e perversa” e que estas organizações fariam parte de “um grupo articulado pela direita conservadora”. Mais na frente, nos acusam de ter invadido a sede do SINTEP/PB e depredado o prédio, além de difamar e caluniar membros da diretoria da entidade, isso sem fazer referência a possíveis desrespeitos a “idosos/as, mulheres e aposentados/as da base”.


            Na sua ânsia de encontrar bodes expiatórios para justificar sua inoperância e incompetência, partem para o desespero afirmando que estas organizações (através de seus militantes) teriam quebrado “o Auditório do SESI, o Ginásio do Esporte Clube Guarany, o Auditório da Federação Espírita da Paraíba, além de socos e pontapés nas Assembleias em frente ao Liceu Paraibano”. Por fim, a CALÚNIA final: acusam-nos de termos espancado funcionários da sede da entidade, quebrado e pichado o prédio e roubado pertences pessoais de trabalhadores/as alojados nas dependências da sede!!!

            Há uma razão para toda essa fúria da direção SINTEP/PB aos militantes dessas organizações: é que, pela primeira vez, esta direção secular do SINTEP/PB tem à sua frente uma oposição razoavelmente organizada e disposta a fazer com que esta entidade volte a defender os interesses dos/as trabalhadores/as da educação estadual do nosso Estado. Como sentem-se acuados diante da existência de uma oposição e, principalmente, da insatisfação generalizada da categoria à esta direção, partem para o ataque tal qual ratazanas encurraladas, sentindo a iminência do golpe fatal.

            A CSP Conlutas, a INTERSINDICAL, o PSOL e o PSTU EXIGEM que as direções da CUT/PB e do SINTEP/PB apresentem provas incontestes do que estão afirmando. Não permitiremos que burocratas de plantão espalhem mentiras e calúnias sobre militantes de longa data e que são respeitados em todo o movimento sindical, popular estudantil. REPUDIAMOS, com veemência, as acusações mentirosas semeadas pela direção do SINTEP/PB e acolhidas pela CUT/PB. Queremos a formação de uma Comissão de Ética composta por pessoas indicadas em comum acordo pelas organizações envolvidas neste caso.






Um comentário:

  1. Assino embaixo. Repudio essa moção e principalmente, repudio as direções pelegas da central e do sindicato. Essa nota descreve bem a ação das ratazanas e o desespero de perder a boquinha. Vamos juntos recuperar nosso sindicato e a luta de nossa categoria.

    ResponderExcluir