quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Mulheres e Homens na Paraíba realizam ato contra mídia machista

Mulheres e Homens na Paraíba realizam ato contra mídia machista



Foto: expressopb.com
Nesta quarta-feira, 11 de dezembro, por volta das 12 horas aconteceram atos contra a mídia machista em João pessoa e Campina Grande em frente a sede do Sistema Correio de Comunicação/Record. Dezenas de pessoas, na sua maioria mulheres foram para frente do sistema de comunicação protestar contra a postura machista e violenta que o apresentador Fabiano Gomes expressou em seu programa de rádio, Correio Debate, contra uma jovem mulher.
A fala proferida pelo apresentador incitou a população numa postura machista colocando a vítima como criminosa. Num dos trechos ele afirma (...)“Meus amigos, tem tanto assassinato para a polícia investigar (…) e nos temos que ocupar a polícia porque as cocotinha tão tirando foto dos pinguelo e mandando a foto pro Whatsapp?(...)”


Infelizmente a fala de Fabiano Gomes não é raridade nos meios de comunicação da Paraíba, frequentemente identificamos na mídia a  reprodução de falas que detratam a mulher e a criminalizam. O próprio sistema Correio edita diariamente o jornal JÁ, que todos os dias expõe mulheres seminuas na capa e no interior, como se fossem mercadorias.

A manifestação de hoje contou com a participação mulheres e homens e de várias entidades ligadas a luta contra o machismo e a violência contra a mulher, para demonstrar que não estão dispostos a aceitar calados essas arbitrariedades.

“Essa luta deve ser diária, pois a mídia burguesa cotidianamente reproduz o machismo tentando naturalizar e banalizar essas práticas” afirmou Antônio Radical, presidente do PSTU.
O ato se encerrou com uma homenagem a Ricardo Brindeiro, ativista do movimento que faleceu recentemente. Os manifestantes fecharam a avenida em frente a sede do sistema Correio, com uma grande roda de ciranda.


A luta não para por ai, os movimentos organizados estão entrando com uma ação no ministério público contra o apresentador.  
Foto: portallivre.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário